Língua

Português é a língua nacional, entretanto, o sotaque e entonação são muito diferentes do que ouvimos em Portugal e outras antigas colônias Portuguesas. Há muitos descendentes brasileiros de imigrantes que falam italiano e alemão no sul do país.  A maioria das pessoas compreende o espanhol. Na indústria do turismo, o inglês é a língua mais utilizada em hotéis e aeroportos.

 

Moeda

A moeda brasileira é o Real (R$). A maioria dos estabelecimentos comerciais aceita cartão de crédito. Para maiores informações sobre cotações de moedas estrangeiras, acesse: www.bcb.gov.br

 

Fuso Horário

Devido a seu tamanho continental, o Brasil tem três zonas diferentes. São Paulo adota o horário de Brasília (três horas a menos que Greenwich). A cidade participa do programa de horário de verão entre Outubro e Fevereiro, quando os relógios avançam uma hora.

 

Clima

O clima é predominantemente tropical, com pouca variação de uma região para outra.  A temperatura média anual é 28o C no Norte e 22o C no Sul.

 

Aeroportos

Antes de viajar, verifique o site www.infraero.gov.br. Lá você poderá encontrar informações para organizar sua viagem aérea. Este site dá dicas sobre bagagem, horários, documentos, instalações, serviços aeroportuários, entre outros.

A cidade de São Paulo tem dois aeroportos comerciais: Congonhas, localizado na infraestrutura urbana da cidade e voltado exclusivamente para voos domésticos, e o Aeroporto Internacional de Guarulhos – Governador André Franco Montoro, localizado a aproximadamente 25km do centro da cidade e voltado para voos internacionais e domésticos.

 

Táxi

Os turistas podem escolher entre o táxi comum que é facilmente encontrado nas ruas e o serviço de rádio táxi. Recomenda-se dar prioridade a taxis registrados em aeroportos e em pontos próximos aos hotéis.  Não é hábito dar gorjeta a motoristas de táxi, mas é comum arredondar o valor total a ser pago como uma gratuidade.

 

Segurança

Como em toda cidade grande, é importante levar a segurança pessoal em consideração. Portanto, não deixe seus pertences desacompanhados e evite levar laptops, câmeras e aparelhos eletrônicos nas ruas.  Veja abaixo os números de telefone de emergência:

190 – Polícia Militar

197 – Polícia Civil

193 – Corpo de Bombeiros

 

Sistema de Telefonia

Para chamadas internacionais, disque: 00 + código da operadora* + código do país + código de área (por exemplo, 21 para Lisboa) + número de telefone do destinatário. Para chamadas internacionais a cobrar, disque 08007032111.

 

Principais Operadoras

Brasil Telecom 14

Embratel 21

CTBC 34

GVT 25

Intelig 23

Telefônica 15

Telemar 31

 

Códigos das cidades mais visitadas no Brasil

São Paulo: 11

Rio de Janeiro: 21

Salvador: 71

Manaus: 92

Foz do Iguaçu: 45

Belo Horizonte: 31

Brasília: 61

 

Vacinação

Viajantes residentes ou que estiveram nos países listados abaixo nos 3 meses anteriores à chegada no Brasil, devem tomar a vacina contra a febre amarela. O Certificado Internacional contra a febre amarela deve ser apresentado ao chegar ao Brasil. República de Angola, Benin, Bolívia, Burkina Faso, República de Camarões, Colômbia, Equador, Gabão, Republica da Gâmbia, Republica de Gana, República de Guiné-Bissau, Guiana Francesa, República da Libéria, República Federal da Nigéria, Peru, República Democrática do Congo, República de Serra Leoa, Sudão, Venezuela e Zaire.

Informações completas e atualizadas pode ser obtidas no site:

http://www.portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa

http://www.iatatravelcentre.com/home.htm

 

Lei Anti-fumo

Após uma tendência internacional de restrição ao fumo adotada em grandes cidades como Nova Iorque, Londres, Paris e Buenos Aires, o Estado de São Paulo estabeleceu uma lei anti-fumo. A nova lei proíbe o uso de cigarro ou derivados de tabaco em áreas de uso comum, quer sejam públicas ou privadas, totalmente ou parcialmente fechadas, em todo o Estado. Áreas internas de bares e restaurantes, casas noturnas, ambientes de trabalho, táxi e áreas fechadas comuns de condomínio representam alguns lugares proibidos. O uso de cigarro continua sendo permitido em vias públicas e áreas abertas.  Estádios de futebol são permitidos assim como hotéis e hospedagens.

 

Eletricidade

Há diferenças no regime de corrente elétrica no Brasil. Identifique a tensão correta antes de ligar qualquer aparelho elétrico. É necessário utilizar um adaptador para alguns aparelhos elétricos.

 

Dicas

A maioria dos restaurantes e bares incluem uma taxa de serviço não obrigatória de 10%. É hábito receber esta inclusão de 10%, ou mesmo deixar um pouco mais se o serviço for considerado satisfatório.

 

Cartões de Crédito

Os principais cartões de crédito são aceitos no Brasil, especialmente em São Paulo.  As bandeiras do cartão Visa, MasterCard, Diners, e American Express são encontradas em praticamente todos os estabelecimentos comerciais.

 

Informações sobre o Visto de Entrada

O visto é uma autorização federal para um estrangeiro obter permissão para entrar no Brasil. Para a maioria dos países, o visto é emitido apenas no exterior, mas para alguns, a entrada e residência do visitante em território Brasileiro é autorizada por um período específico, definido de acordo com o objetivo da viagem.

Os vistos são concedidos a estrangeiros que vêm ao Brasil para viagens diplomáticas, autoridades, turismo, visitas a amigos e família, negócios, participação em eventos esportivos e de arte, participação em seminários e conferências.

O visitante estrangeiro deve preencher o Formulário para Solicitação de Visto – disponível em Português, Espanhol, Francês e Inglês – individualmente e até mesmo menores viajando como turistas devem preencher seu próprio formulário.  Se você vier ao Brasil acompanhado de um menor sem seus pais ou representantes legais, o menor deve ter uma autorização com a assinatura de ambos os pais.

A solicitação de visto de entrada no Brasil pode ser feita em qualquer consulado Brasileiro no exterior. É necessário pagar uma taxa, que varia de acordo com o tipo de visto solicitado e com o tempo de permanência no país.